Face Laranja (Estrilda Melpoda)

01-04-2012 18:19

 

 

Face-Laranja

 

De um colorido interessante, é um bico de lacre cheio de energia. Com 10cm de comprimento, aproximadamente, ambos os sexos são idênticos, mas algumas pessoas acreditam que as fêmeas sejam de colorido menos brilhante e o colorido salmão/laranja da face um pouco mais claro. Isto pode ser verdade em certos casos. Existem muitas variações, até mesmo na mesma ninhada, para ter um método 100% seguro de sexagem vendo-se suas cores. Se este conceito fosse usado por todos, muito provavelmente errariam: os machos seriam tidos como fêmeas e vice versa. O canto e a exibição são os únicos indicadores definitivos, tendo em mente que as fêmeas algumas vezes carregam uma folha de grama e se exibem pulando pra cima e pra baixo em um galho. Elas também cantam um pouco, mas o som é muito fraco e um tanto desconjuntado, não chega nem perto do puro e melodioso som dos machos.

O Bico de Lacre Face Laranja (Estrilda melpoda) é um pouco maior que os outros e é mais colorido. Somando-se ao colorido marrom claro delicado, esta espécie tem grande bochechas brilhantes, que lhe distinguem dos outros bicos de lacre.

Tem 10 centímetros de comprimento, bico vermelho, bochechas laranjas, que se estendem até os olhos, azul acinzentado escuro no topo da cabeça, cinza claro sobre o queixo, marrom acinzentado claro no peito, ventre cor de creme, costas e asas marrom escuras, base da cauda cauda carmim, cauda negra, listra amarela na cloaca (amarelo mais claro, quase creme, nas fêmeas, amarelo alaranjado escuro sólido nos machos).

 

Características

 

Este pequeno exótico possui uns escassos 10 centímetros.O seu nome tem origem

nas manchas alaranjadas da face, rodeando a face, o bico é vermelho e a plumagem é

de cor camurça com a rabadilha vermelho-laranja.É uma ave muito viva e resistente e

por isso bastante apreciada, também pela sua natureza pacífica.Os machos cantam  

em trinados chilreados.É uma espécie com origem no centro e oeste de África. A sua distribuição geográfica é estimada em 3.600.000 km².

Face laranja Adulto

 Face laranja joven

 

Alimentação

 

 Alimentação  pode consistir em sementes para aves tropicais, acrescida de milho painço italiano, e semente de ervas. Em particular durante a época de gestação, estas aves necessitam de mais proteínas e de pequenos alimentos vivos, tais como verme da farinha. Nunca deve faltar areia em quantidades suficientes, de modo que as aves podem satisfazer suas necessidades digestivas. 

Face laranja se alimentado

 

Reprodução

 

 

 

Na natureza selvagem, os laranjinhas fazem frequentemente os ninhos no chão, ou próximo, podendo fazer o mesmo no viveiro. 
No entanto, por vezes, utilizam pontos mais elevados na vegetação ou decidem construir o ninho numa caixa de ninho semiaberta. Em média, tem postura de quatro a seis ovos, que são chocados por ambos os pais, embora a fêmea passe mais tempo no ninho. As crias saem dos ovos após 12 dias, aproximadamente. 
Durante a primeira duas semanas de vida as crias são alimentadas principalmente de pequenos animais tais como, verme da farinha, mosca verde, mosquito da fruta. As crias também podem comer alimentos a base de ovos e sementes germinadas. 
A plumagem surge por volta da segunda semana de vida. Nesta faze, ainda possuem bico escuro e sua cor é ligeiramente mais escuras do que os pais. A face ainda não esta completamente desenvolvida. Uma vez que não estão aptas para uma sobrevivência independente, são alimentadas e tratadas cada vez menos intensamente, pelos pais. 
Quando tem cinco semanas de vida, as crias são independentes. Um casal que se apresente em boas condições física é capaz de ter diversas ninhadas por ano. Durante a época de gestação, é aconselhável poderem usufruir do máximo possível de sossego e tranquilidade. Eventuais perturbações podem conduzir ao abandono do ninho e das crias por parte dos pais.

  

Casal de Face laranja                                                       Ninho de Face Laranja

Crias de Face Laranja Sendo alimentadas pela mãe

 

Hábitos

Na natureza, estes pássaros vivem em grandes bandos, compostos de 30 indivíduos ou mais, mas tendem a se separar aos pares para acasalar. Em cativeiro, eles podem precisar que suas unhas sejam aparadas de vez em quando.

Bando de Face Laranja